Banner

Bonhomme Vence a Red Bull Air Race em Nova York

Imprimir
PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
102255586_10 NOVA YORK, 20 de Junho de 2010 - Paul Bonhomme da Grã-Bretanha ganhou o primeiro Red Bull Air Race em Nova York no domingo, com um desempenho brilhante sob pressão na frente do cenário mais espetacular da história de oito anos do esporte. Nigel Lamb ficou em segundo lugar em uma batalha de quatro passagens emocionantes entre a Estátua da Liberdade e a Baixa Manhattan, enquanto o americano Kirby Chambliss conseguiu seu segundo pódio seguido com o terceiro lugar.

Bonhomme, o atual campeão, venceu na frente de uma multidão de 75.000 espectadores assistindo de ambos os lados do rio Hudson e uma audiência televisiva ao vivo nos EUA com uma corrida soberba após passar por outras três rodadas cheias de pressão. Bonhomme terminou atrás de Arch nas últimas três corridas e estava desesperado para voltar a vencer depois do Team Abu Dhabi diminuir sua vantagem no campeonato para apenas um ponto. Arch levou Bonhomme aos seus limites, mas viu a sequência de vitórias nas três últimas corridas ser quebrada de forma dramática quando bateu em um pilar no Final 4 e acabou com qualquer esperança de um pódio.

102256790_10 Bonhomme parou o relógio em 1:10.01, tempo mais rápido do dia na pista de 5,5 km de 13 Air Gates configurado no majestoso rio Hudson entre a Estátua da Liberdade e o deslumbrante horizonte de Nova York. Bonhomme foi o mais consistente fazendo o tempo de 1:10.09 na fase Top 12 e 1:10.07 na Super 8 antes de baixar a marca para 1:10.01 novamente na Final. Ele foi 2,05 segundos mais rápido do que Lamb e 2,08 mais rápido do que Chambliss. Arch ficou 5,34 atrás - punido com a pena de seis segundos por bater num pilar.

Foi o 12º pódio seguido de Bonhomme - um recorde - que agora lidera o campeonato com 53 pontos, enquanto Arch é segundo no geral com 48 pontos. Nigel Lamb do Team Breitling é o terceiro, com 47 e Chambliss tem 35.

102256759_10 "É muito bom - e que acerto", disse Bonhomme. "Eu posso apreciar a vista, agora que eu terminei de corrida. Grande dia. Eu me concentrei em mim, em meu avião e na pista. E agora eu acho que podemos comemorar um pouco." Lamb, que obteve o seu terceiro segundo lugar este ano depois de obter o mesmo resultado em Abu Dhabi e Rio de Janeiro, disse ser "um resultado fantástico". Chambliss, o campeão mundial de 2006, estava muito feliz de conseguir um lugar no pódio na corrida em casa. "Como americano, estou muito, muito orgulhoso", disse ele. "Vou curtir agora. Tenho de agradecer pessoalmente a Hannes por bater no pilar. Obrigado Hannes!"

Arch foi cortês na derrota no maior palco da história de 49 corridas da Red Bull Air Race, uma cidade onde os organizadores vem sonhando com a realização de uma corrida desde que o esporte a motor que mais cresce no mundo foi criado em 2003. Ela foi reconhecida pela FAI como campeonato mundial desde 2005. Arch disse que fez de tudo para tentar bater Bonhomme e conseguir o que teria sido um recorde de quatro vitórias seguidas e apenas mal bateu o pilar inflável que foi cortado por sua asa.

102255860_10 "Foi uma boa corrida", afirmou Arch, o campeão de 2008. "Foi apenas um par de centímetros que fez a diferença. Eu preferiria perder aqui, deste jeito, indo para cima, que completamente estragar tudo. Então eu acho que esses caras na minha frente, me devem uma cerveja. "

A corrida de Nova York foi a quinta do campeonato de oito corridas. Foi um pouco decepcionante para o outro americano, Michael Goulian. O homem de Massachusetts terminou em sétimo. Pete McLeod, do Canadá, pelo contrário, teve uma excelente corrida e terminou em quinto para subir para o quinto lugar no campeonato com 29 pontos.

O resultado final da corrida ficou assim:
PosPilotoPaísTempo
1Paul Bonhomme
Grã-Bretanha1:10.01
2Nigel Lamb
Grã-Bretanha1:12:06
3Kirby ChamblissEUA1:12:09
4Hannes Arch
Áustria1:15:35
5Pete McLeod
Canadá
1:12:69
6Nicolas Ivanoff
França1:13:24
7Michael Goulian
EUA1:14:81
8Peter Besenyei
Hungria1:17:43
9Alejandro Maclean
Espanha1:14:75
10Matthias Dolderer
Alemanha1:14:92
11Martin Sonka
Rep. Tcheca
1:16:78
12Sergey Rakhmanin
Rússia1:18:17

E a classificação do campeonato ficou assim:

PosPilotoPaísPontos
1Paul BonhommeGrã-Bretanha53
2Hannes ArchÁustria48
3Nigel LambGrã-Bretanha47
4Kirby ChamblissEUA35
5Pete McLeod
Canadá29
6Nicolas Ivanoff
França26
7Michael Goulian
EUA24
8Matt Hall
Austrália22
9Matthias DoldererAlemanha21
10Peter BesenyeiHungria18
11Alejandro MacleanEspanha7
12Yoshihide MuroyaJapão5
13Sergey RakhmaninRússia4
14Martin SonkaRep. Tcheca1
15Adilson KindelmannBrasil0

Até a próxima etapa, nos dias 7 e 8 de agosto.

© Copyright 2010 Sentando a Pua - Todos os direitos reservados