| 08 Agosto 2010
Lausitz, Alemanha - 08 AGO 2010 - O britânico Paul Bonhomme venceu o Campeonato Mundial de 2010 da Red Bull Air Race, ao conquistar neste domingo o segundo lugar, ficando atrás do austríaco Hannes Arch na última corrida da temporada no EuroSpeedway Lausitz, na Alemanha. Em outro duelo emocionante na frente de uma multidão de 65.000, o australiano Matt Hall conseguiu o terceiro pódio de sua carreira com o terceiro lugar na 50ª corrida da história do esporte, enquanto o alemão Matthias Dolderer terminou em sétimo para o deleite do grande público da casa.
Bonhomme, que também ganhou o campeonato de 2009, terminou a temporada de seis corridas com 64 pontos e duas vitórias - em Abu Dhabi, em Nova York. Arch, o campeão de 2008, termina o ano com 60 pontos e quatro vitórias - em Perth, no Rio, Windsor e Alemanha. Nigel Lamb da Grã-Bretanha acabou em terceiro, com 55 pontos.
Arch parou o relógio no circuito de 15 portais, criado no interior do campo do autódromo EuroSpeedway Lausitz, em 1:12.30 enquanto Bonhomme terminou em segundo com 1:12.66 e Hall fez 1:17.41 - punido com quatro segundos de penalizações. Lamb foi eliminado do Final Four devido a um pneu furado pouco antes da decolagem.
"Foi muito especial", disse Bonhomme, que soltou um grito alto como celebração no rádio depois de haver conquistado o título. Bonhomme, o piloto de maior sucesso na história do esporte, com 13 vitórias na carreira, admitiu que estava desapontado por não haver conseguido bater Arch no final da temporada, embora ele tenha conseguido um recorde de 13 pódios consecutivos com este segundo lugar em uma tarde ensolarada na Alemanha.
"É uma sensação boa", disse Bonhomme. "O mais importante é que vencemos o campeonato de ponta-a-ponta que é isto que eu vou guardar. Eu disse o ano todo que estava relaxado e tinha ficado assim até esta corrida. Mas eu sabia que esta corrida poderia ser tudo ou nada. O dia não foi exatamente como eu planejei, mas estou muito satisfeito com todo o ano". Bonhomme é o primeiro piloto a ganhar títulos de ponta-a-ponta e se junta ao americano Mike Mangold como os únicos bicampeões em oito anos de história deste campeonato.
Arch, que agora tem sete vitórias na carreira, levou Bonhomme ao limite durante toda a temporada e manteve a pressão sobre o seu rival britânico até a rodada final. Bonhomme foi mais rápido que Arch todo o final de semana e ganhou o ponto de Qualificação, no domingo mais cedo. Mas Arch tirou um coelho da cartola no "Final Four", marcando um tempo que Bonhomme não poderia igualar.
"Eu sabia que poderia ganhar a corrida porque o avião é rápido e esta é uma pista rápida," afirmou Arch, ficando muito satisfeito em vencer quatro das seis corridas deste ano. "Podemos não ter ganho o campeonato, mas levamos quatro corridas e temps vários recordes de pista deste ano. Nós estamos felizes com isso, é um sentimento bom".
Bonhomme, Arch, Lamb, Hall e Dolderer disseram na entrevista coletiva após a corrida que esperam que a corrida volte a ser realizada no EuroSpeedway no futuro. "É um local magnífico," disse Bonhomme. "Nós somos um esporte de velocidade e nós trabalhamos muito bem juntos. Espero que quando a temporada de corrida aérea comece novamente tenhamos mais espaços deste tipo e que também possamos realmente voltar aqui outra vez".
| Próximo > |
|---|