| 09 Janeiro 2011
Muitos estrangeiros lutaram pela diversas forças aéreas aliadas, mas até agora os historiadores tinham amplamente focado nos pilotos da Tchecoslováquia, Polônia, França e Noruega - todos aqueles que foram ocupados por forças alemãs.
Poucos se dão conta que mais de 800 jovens da Argentina neutra, alguns deles colegiais, correram para se inscrever como pilotos e, em seguida, fizeram a viagem longa e perigosa para a Europa de barco.
Quando McLarty subiu no seu avião bombardeiro Hurricane para um ataque de baixo nível sobre uma base alemã na Líbia, ele precisava terminar apenas duas missões para ganhar mais uma folga do serviço ativo. Não era para ser.
"Foi uma operação muito estúpida ... no momento em que cruzamos a costa eu pude ver os soldados nos esperando", lembrou McLarty, agora com 88 anos.
"Fui atingido imediatamente no motor e fiquei cheio de óleo no meu pára-brisas. Tudo que eu podia fazer era voar em formação com o piloto perto de mim, até que então minha cauda foi arrancada."
O avião de McLarty bateu no chão, passou em alta velociadade por dois caças alemães estacionados e foi parar em uma pilha de tambores de gasolina vazios.
Os oficiais alemães ofereceram um copo de uísque White Horse para o rapaz de 20 anos e, em seguida, enviaram-no para um campo de prisioneiros.
McLarty e outros foram convencidos a falar pelo historiador argentino Claudio Meunier, que passou uma década desenterrando histórias escondidas de heroísmo e sofrimento.
"Ninguém tinha lhes perguntado, ninguém se lembrava. As memórias eram dolorosas", disse à Reuters Meunier.
Alguns pilotos eram argentinos nativos, enquanto os sobrenomes de outros revelam que eles eram descendentes de profissionais britânicos que ajudavam a desenvolver as ferrovias, minas e fazendas do país.
"Outras pessoas estavam lutando pela liberdade que nos estávamos vivendo e assim eu senti que era nossa obrigação fazer a mesma coisa, pois o mal de Hitler era muito, muito grande", disse Michael Welch, um outro piloto.
Cerca de 400 voluntários foram aceitos como pilotos, enquanto os demais serviram de artilheiros, bombardeiros e operadoras de rádio. Cerca de 150 foram mortos.
Fotos dos novos recrutas, muitas vezes mostram rapazes muito jovens.
"Os argentinos tinham a vantagem de serem muito esportivos. Eles eram bons. Atuaram muito bem na Inglaterra, porque eles eram duros", disse Ricardo (Dick) Moreno, 92.
"Voluntários"
Meunier acaba de terminar um documentário em espanhol, "Voluntários", sobre os pilotos durante a guerra, em grande parte baseada num livro que ele escreveu.
Um deles lembrou que, durante um vôo para atacar transportes em solo, ele abortou o ataque a uma carroça para evitar ferir o animal.
"Voluntários" foi exibido pela primeira vez no mês passado no Museu de Aviação do Canadá, durante uma cerimônia para homenagear os 14 argentinos que morreram enquanto serviam na RCAF. Não foi mostrado comercialmente.
"Sem Meunier, a história teria sido perdido ... é muito importante para ajudar a manter para sempre a memória de pessoas corajosas", disse o embaixador argentino Arturo Bothamley na reunião.
Tantos se alistaram na RAF que um esquadrão especial argentino foi criado. O lema do 164 º Esquadrão era "Firmes Volamos" (Determinado We Fly) e sua insígnia é um leão britânico na frente de um sol nascente representando a Argentina.
Estes contos e outro permaneceram ocultos por várias razões, em parte porque os pilotos se espalharam, alguns permanecendo na Europa, alguns indo para casa e outros emigraram.
"Não houve uma ocasião para falar sobre isto", disse McLarty, que se mudou para o Canadá depois da guerra para se casar com a mulher que ele conheceu durante o treinamento. Ele posteriormente se juntou a alguns daqueles que tinham inicialmente voltado para a Argentina.
Meunier diz que alguns veteranos que voltaram mantiveram o silêncio por causa do ambiente político do então governante Juan Peron. Embora a Argentina tenha declarado guerra aos nazistas em março de 1945, não era segredo para ninguém que alguns membros do governo eram pró-Alemanha.
Depois da guerra, muitos antigos nazistas fugiram para a Argentina, onde eram abertamente bem recebidos, e a atmosfera tornou-se difícil para os ex-pilotos da RAF falarem abertamente sobre a luta com os Aliados.
"Os pilotos não se sentiam confortáveis", disse Meunier.
O silêncio não apagou as memórias.
"Durante os primeiros dois ou três vôos você não tinha idéia do que estava acontecendo... Era assustador. Meus pés tremiam sobre os pedais do leme", disse McLarty, que passou um ano em um campo de prisioneiros italiano antes de fugir.
O fim da guerra não marcou o fim da carreira de luta de todos. Quando a Grã-Bretanha e a Argentina entraram em guerra em 1982 pelas Ilhas Falkland (conhecidas como Malvinas na Argentina) alguns veteranos se voluntariaram para lutar novamente.
Meunier diz que alguns voaram missões de "distração" perto da frota britânica, enquanto outros comandaram aviões de carga no transporte de tropas para as ilhas.
"As pessoas na Segunda Guerra Mundial, queriam manter o mundo livre. Não havia preocupação de que Hitler tomasse a Argentina. Eles estavam lutando pelos outros", disse ele. "Nas Malvinas, eles estavam lutando pela Argentina."
| < Anterior |
|---|